sábado, 28 de novembro de 2009

Cidadania e o Futuro

As pessoas no seu dia a dia estão tão ocupadas e preocupadas com sua própria sobrevivência, que perdem a noção de seus direitos e deveres de sua cidadania e principalmente do alcance que se pode ter com o pleno exercício desses direitos e deveres, não me excluo desse efeito, vou focar só em um desses direitos e deveres que é o ato de poder votar e ser votado.

Tenho 58 anos, aos finais de ano costumo fazer um balanço não só do que fiz no ano que se encerra, e logo após traço plano de correção de rumos e novos desafios a serem enfrentados, mas há algum tempo, tenho feito isso de forma mais ampla, o que realmente fiz nos últimos 40 anos, quando tinha meus 18 anos, e o que posso fazer para aqueles que aqui estarão em 2049.

Na verdade fico chocado com as conclusões e quero dividir com você este choque, por que tenho certeza que você também não se dá conta do que vou lhe dizer.

Olhe ao seu redor, da família, de seu entorno, e aumente esta visão sucessivamente para seu bairro, cidade, estado, o nosso Brasil e por que não a condição atual da nossa única casa o planeta Terra.

Se você enxerga muitas coisas ruins nessa reflexão, com eu as vejo, no que as sintetizaria como a uma baixa qualidade de vida da maioria de nosso povo e realço no sentimento geral que passamos a dar pelo nosso semelhante, um sentimento de antagonismo do que deveria ser de amizade e de paz, reflexo isso de nosso instinto de sobrevivência?

Vejam isso, de 1968 a 2008, nestes 40 anos tivemos 20 eleições gerais, sem contar referendos e plebiscitos, para todos os níveis, municipal, estadual e nacional, e nestas oportunidades o que fizemos? Votar! Votar e uma obrigação e dever da cidadania, mas será que aproveitamos realmente a oportunidade, para tentarmos mudar algo?

Particularmente tenho um costume, ao votar você recebe um comprovante de votação, escrevo atrás deles em quem votei, não só para me lembrar do voto, mas principalmente para avaliar o candidato e o próprio voto dado, isto passa a ser muito importante quando da próxima eleição, se você avalia que o candidato nada fez ou nada produziu de bom para a sociedade, descarte-o sem dó, se fez algo que você julgue relevante, renove seu voto nele.

Eleições estão acontecendo de dois em dois anos, dedique algumas horas um mês antes das eleições para achar seu candidato ideal.

Isto faz sim diferença! Faça, acompanhe e certifique-se disso, não deixe solto o seu FUTURO, dos seus filhos e netos, ao menos em respeito às próximas gerações, somos e seremos sempre atingidos pelas suas ações, e, com certeza, maus políticos são e será um prejuízo muito grande para nós. E quem é o culpado de tê-los colocado no Poder.

SOMOS NÓS! NOSSO FUTURO SE FORMA DAS AÇÕES NO PRESENTE, O PASSADO É O ARQUIVO DE DADOS E FATOS PARA ANÁLISE, QUE NOS INFORMARÁ COMO DEVEMOS AGIR NO PRESENTE!

Se você achar que é tudo farinha do mesmo saco, e não tem jeito, então lhe aconselho a escolher um partido, ingressar nele e tentar fazer algo diferente, ESTE É O DIREITO QUE A CIDADANIA LHE DÁ, EXERÇA-O, pois o que não poder ser feito é NADA, se você achar que não tem jeito e NADA fizer lhe digo amigo, os próximos 40 anos irão de mal a pior.

Quando você se vê sem opção, passe a analisar os novatos e aposte em um deles, anote e acompanhe seu desempenho. NUNCA JOGUE FORA SEU VOTO, VOTE CONSCIENTE DE QUE ESTA OPORTUNIDADE, VOCÊ A USOU PARA MUDAR ALGO NO SEU FUTURO!

Então como afirmei acima, me sinto culpado, pois nestas eleições todas que tivemos, passei a fazer isso de 2000 para cá, culminando que em 2009, entrei para o Partido Verde – PV, O MAIS PRÓXIMO DE MEUS IDEAIS, e tenho toda a vontade do mundo de fazer alguma diferença, principalmente para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário